Comissão aprova PL do Deputado Stédile que regulamenta profissão de biblioteconomia.

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público aprovou o Projeto de Lei nº 6.038/2013, do deputado federal José Stédile (PSB-RS), que regulamenta o exercício da atividade profissional de técnico em Biblioteconomia.

De acordo com Stédile, a medida vai se somar aos esforços políticos do Governo Federal de viabilizar a implementação de, no mínimo, uma biblioteca pública em cada cidade brasileira até 2.020. “A Lei vigente exige que o responsável por estas instituições seja um bibliotecário com formação universitária em Biblioteconomia”. Segundo o parlamentar, para essa meta ser viável é necessário o incentivo de cursos técnicos na área.

Publicação do Censo Escolar 2010 e do site do Conselho Federal de Biblioteconomia, segundo o socialista, mostram que para cumprir as exigências da Lei seria necessário formar mais de 150 mil bibliotecários nos próximos 10 anos. “Na falta de profissionais graduados em número suficiente para assumir a função, vem crescendo a procura por profissionais de nível médio para atender as bibliotecas ou os centros de documentação e informação, públicos ou privados. Com reconhecimento da profissão vamos valorizar estes profissionais que contribuem para o desenvolvimento da educação no País”.

A proposta, sujeita a apreciação conclusiva pelas Comissões, segue agora para Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s