Biblioteca Mário de Andrade testa funcionamento 24 horas nesta sexta

https://biblioteconomiabrasilblog.files.wordpress.com/2015/10/c6ead-biblioteca-mario-de-andrade-2.jpg?w=254&h=171A Biblioteca Mário de Andrade se renova e adota um regime de funcionamento 24 horas em sete dias da semana. Atualmente, ela fica aberta das 8h30 às 20h30; no sábado, das 10h às 17h; e fecha nos domingos e feriados. Voltada aos jovens e aos notívagos, a extrapolação do horário comercial deve levar a um aumento de 25% a 30% na frequência do local.

A primeira sessão noturna acontece nesta sexta-feira (9) com Demasiado Pasolini, evento que marca a abertura da exposição “Pasolini e Seus Universos”. Instalações de Lourival Cuquinha, Mônica Piloni e Osvaldo Piva homenageiam o artista italiano 40 anos após sua morte. Fechando a noite vêm sarau picante e balada, puxada pelo DJ Rebel K. Segundo o diretor da instituição, Luiz Armando Bagolin, 51, a implementação total deve acontecer em novembro, quando forem contratadas novas equipes de segurança e controle de acesso.

Um sistema de autoatendimento, que permite empréstimos de livros do acervo circulante a qualquer hora, deve ser implantado até o próximo dia 20. Ao todo, as medidas representam um aumento de 25% nas despesas. Com a mudança, a biblioteca busca manter seu crescimento. De 2013 para cá, a frequência aumentou em 250%. “A meta é nos transformarmos em um centro cultural com múltiplas linguagens e narrativas”, explica Bagolin. Uma seção de quadrinhos está sendo montada com esse propósito e tem abertura prevista para o fim deste ano. A instituições ainda encabeça o projeto da plataforma digital Coleção Periódicos Nacionais, orçada em R$ 10 milhões e financiada pelo BNDES.

A rede pública concentrará os periódicos raros do país, facilitando o trabalho de pesquisadores. Sua primeira etapa deve durar três anos e conta com as bibliotecas de Acre, Amazonas, Pará, Pernambuco, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Espirito Santo e Maranhão.

O lançamento da plataforma está previsto para o início de 2017, informa Bigolin. “Vamos recontar a história da imprensa nacional.” DEMASIADO PASOLINI Quando: nesta sexta (9), às 22h Onde: hall e terraço da Biblioteca Mário de Andrade, r. da Consolação, 94, tel. (11) 3775-0002 Quanto: grátis

Fonte: Bem Paraná

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s