Ações são feitas para fazer do Brasil um país de leitores

Estimular a leitura em lugares tão diversos quanto estações de metrô e ônibus, fábricas, hospitais, asilos e presídios. Apoiar projetos em bibliotecas e pontos de leitura comunitários, além de conceder recursos para realização de eventos literários. São ações como essas que serão contempladas com os prêmios que a Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (DLLLB / MinC) destinará por meio de dois editais.

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, defende a necessidade de se reconstruir a relação do brasileiro com o livro e a leitura. Para isso, a leitura tem que ser apresentada como algo prazeroso desde a infância. Além disso, os equipamentos culturais, como bibliotecas, têm de ser mais atraentes para captar a atenção e a presença do públicos de todas as idades. “É importante disponibilizar bibliotecas ativas com bom acervo e não aquela biblioteca passiva que fica esperando alguém chegar lá e pedir um livro. É a biblioteca ‘usina cultural’, que mobiliza, que promove, que estimula, que dá curso, que cria oficina”, exemplifica.

Para incentivar iniciativas que já colocam em prática esse desejo, o edital Todos por um Brasil de Leitores distribuirá R$ 2,4 milhões em prêmios em duas categorias. Serão 50 contemplados na categoria A, de “boas práticas e projetos inovadores em bibliotecas comunitárias/pontos de leitura que tenham registro no Cadastro Nacional de Bibliotecas”, e 30 prêmios na categoria B de “promoção da leitura em espaços não formais de leitura”.

Leia mais em: Aqui Acontece

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s