O risco do descarte indiscriminado de livros impressos

20150508_094043

Por Sérgio Mattos

Ao se referir ao papel da Biblioteca do Congresso norte-americano e à responsabilidade que ela tem como guardiã de livros e documentos, Thomas Jefferson disse: “Não existe assunto no mundo ao qual um membro do Congresso não possa vir a ter a oportunidade de pesquisar.” A partir de então essa tem sido a biblioteca que mais cresce no mundo, adquirindo todo tipo de conhecimento que seja produzido, independente da plataforma de publicação utilizada, se impressa ou digital; independente da língua ou do país de origem; independente do conteúdo e do gênero, desconsiderando qualquer tipo de preconceito racial, religioso e ideológico entre outros.

Tomando o pensamento de Thomas Jefferson como ponto de partida, o objetivo deste artigo é apresentar algumas questões que possam contribuir para o debate que visa a transformar as bibliotecas universitárias em verdadeiros centros de conhecimento, que além de preservar a memória sejam dedicados à educação, à extensão e à pesquisa, instigando a produção, além de exercer o papel mediador entre a aprendizagem teórica e a prática do conhecimento adquirido nas salas de aulas, garantindo assim o desenvolvimento e o futuro do país.

As bibliotecas universitárias têm um papel a cumprir muito maior do que o que estão exercendo atualmente, pois se constituem no mais valioso patrimônio, no maior e mais caro laboratório implantado em toda e qualquer universidade. Por isso, não se pode considerar que a biblioteca, que funciona como o cérebro, o coração e o pulmão de uma universidade, seja olhada, ou considerada, como um simples local de leitura, de consulta e de apoio didático aos cursos. As bibliotecas universitárias devem ser consideradas como sendo o maior patrimônio que as universidades possuem. O mais valioso laboratório, pois é do conteúdo que elas armazenam que novos conhecimentos serão produzidos e multiplicados.

Leia mais sobre o assunto em: Observatório da Imprensa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s