Sem luz e água, Biblioteca Popular padece por falta de estrutura

biblioteca-porpular0006

Texto de Bruna Kobus

As poucas prateleiras, tortas, num estilo Oscar Niemeyer – apelidado pelos voluntários – sustenta cerca de 5 mil títulos. Todos de doação, parte da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ou por quem ajuda na Biblioteca Popular, que fica em uma casa ocupada na Vila dos Ferroviários em União da Vitória. O espaço é um encontro entre literatura e discussões de frentes sociais da juventude. A Biblioteca está por conta da UJS, UNES e UMES, que colocam voluntários em certos momentos do dia para cuidar do lugar. “A juventude vem aqui, corta grama, limpa as estantes, organiza”, conta o Paulo Cesar Pires do Prado, um dos voluntários e representante da UJS.

Paulo está nessa história desde o início, em setembro de 2013, quando a Administração de União da Vitória iria realocar cerca de 40 famílias que moram na Vila para conjuntos habitacionais. Na época a explicação para a desocupação era que a Rede Ferroviária, quando parou com as atividades e passou para a União, ficou devendo ao município R$ 1 milhão em impostos. Segundo a diretora-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Habitação (Ciahab), Marilda Machnicki, em entrevista ao O Comércio ainda na época, a área é legalmente da prefeitura e que em 2001, um ano depois do fechamento da Rede, a prefeitura completou o valor dos impostos.

Ainda segundo a diretora da Ciahab, havia um projeto para o local que previa a construção do Centro Cívico. No lugar das casas, a construção do novo Fórum, ampliação de entidades de ensino, construção da Câmara de Vereadores, Associação Comercial e a exploração imobiliária. Do outro lado, famílias e a união da força da juventude, que brigaram pelo espaço, afirmam que a única intenção da Administração era desocupar para verticalizar. “Eles iam retirar as pessoas de suas casas para destruir e construir outras casas para vender”, dispara Paulo.

Leia mais sobre o assunto em VVALE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s